O Secretário Guilherme Araújo, responsável pelas pastas na cidade, vem ampliando o diálogo com os artistas, criando ferramentas de assistência e buscando mecanismos para fortalecer os pontos turísticos e históricos da cidade.
O Secretário Guilherme Araújo é advogado, liderança Xukuru e ao lado de sua equipe vem ampliando significativamente o diálogo com a sociedade civil organizada, resgatando, revitalizando e dando visibilidade às manifestações culturais, seja na área do ecoturismo, do turismo religioso, dos saberes tradicionais, do patrimônio histórico ou no cuidado com o diálogo entre os artistas neste momento de pandemia.
Com o tema “O Artista valorizado, é a cultura fortalecida.” em meados de abril deste ano, foi aprovado um projeto de Auxílio Emergencial Cultural, com recursos do próprio município e de iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura, que garante quatro parcelas de 500,00 R$ (quinhentos reais) para toda a classe artística. O projeto ganhou notoriedade por ser pioneiro na região e o Secretário faz sempre questão de sublinhar, nas entrevistas que concedeu e na estrutura do projeto, a importância do diálogo dentro do processo de construção dessa e de outras iniciativas que possam minimizar os danos causados pela pandemia do COVID-19 nas pessoas em situação de maior vulnerabilidade, principalmente os fazedores de arte. Os pagamentos já estão sendo feitos para os artistas cadastrados.
O Doce e a Renda Renascença sempre tiveram um papel central na identidade cultural e na economia de todo o povo do nosso município, seja de maneira direta ou indireta. Se outrora esses elementos eram, de alguma forma, negligenciados pelo poder público municipal, nesta nossa gestão vamos tornar o fortalecimento dessa potencialidade uma prioridade e o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Flavio Eduardo Maciel, que compõe a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, vem dialogando com amplos setores da sociedade para mostrar a dedicação na construir e viabilização eventos que tornem essas características, tão fortes e importantes, internacionalmente conhecidas.
O nosso turismo-religioso que também é uma das nossas riquezas, que conta com alguns museus como o Museu do Doce que guarda antigas máquinas industriais e materiais usados na fabricação dos doces, o Museu de Arte Religiosa de Pesqueira, o Mirante do Cruzeiro, as nossas Igrejas e o ponto mais importante: o Santuário de Nossa Senhora das Graças onde duas mulheres viram, em 1936, uma aparição da santa. Os testemunhos foram reconhecidos pelo Vaticano e, desde então, o local se tornou símbolo de fé e atrai milhares de visitantes e religiosos. Todos esses espaços estão sendo revitalizados e ganhando a atenção especial que merece para receber todas as pessoas que queiram visitar esses lugares com cada vez mais conforto.
Buscando garantir uma ampla e efetiva visibilidade de todas essas potencialidades naturais da cidade, do povo e de todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido, a Secretaria de Turismo e Cultura de Pesqueira, vai estabelecer um forte e eficiente plano de mídia para a divulgação de todas essas ações que estão sendo colocadas em prática desde o início de 2021 para com isso, não só fixar Pesqueira no mapa do nosso Estado e do Brasil, mas também do mundo, construindo alternativas viáveis para proporcionar uma vida com cada vez mais dignidade e preservação dos valores históricos.