Turismo

ATRATIVOS TURÍSTICOS DE PESQUEIRA

O mirante natural está localizado nas encostas da Serra do Ororubá, onde foi erguido um cruzeiro, uma capela e um mirante com tubos doados pelas antigas indústrias da cidade. Em seu acesso, observam-se pequenos altares, representando as quinze estações da Paixão de Cristo. Seu entorno é composto por afloramentos rochosos, vegetação rasteira, arbustiva, arbórea espaçada e de algumas cactáceas. Deste ponto, podemos observar a cidade em toda sua extensão. Ao oeste do cruzeiro avista-se a Serra do Gavião e o açude de Tambores. Se a observação for noturna, além das luzes da sede do município, avistam-se, ao longe, as luzes da cidade de Alagoinha.

Localização: Serra do Ororubá

Sabe-se que em 1920 este casarão já existia na então chácara do Industrial Cândido de Brito, fundador da Fábrica Peixe. É um casarão com 3 recuos, todos em 4 águas, sendo que o telhado é todo circundado por calha de madeira, sustentado por várias braçadeiras, bem trabalhadas, também em madeira. A construção é em alvenaria de tijolo. A parte mais avançada possui duas portas/janelas de madeira, cada qual possuindo bandeiras em forma de óculo com vidro, que dão para uma pequena sacada com floreiras. Uma pequena escada dá acesso ao patamar da entrada principal, onde há uma porta ladeada por duas janelas e na parte mais recuada, têm-se na fachada duas janelas. Vale salientar que todas as aberturas da casa são emolduradas por elementos decorativos em massa. Um bonito caramanchão no jardim se destaca, construído em cimento, imitando madeira, onde são colocados jarros e caqueiros. Já abrigou diversos pontos comerciais e hoje funciona como espaço de recepções.
Situa-se em meio a núcleo urbano.

Localização: Rua Coronel Carlos de Brito, s/n, Centro

Construído ao longo de 20 anos, o castelo passa dos dois mil metros quadrados e tem cerca de 40 metros de altura. Como se trata de uma residência, apenas a visitação externar é permitida ou mediante solicitação ao proprietário.

Localização: Rua Historiador Luís W de Sá Ferraz, 10 – Pedra Redonda.

Foi o segundo templo a ser construído em Pesqueira, sendo a pedra fundamental lançada em 27/12/1852. Passaram-se 20 anos para o andamento das construções, por falta de verba. Em 1877/79, Dom Pedro II fez um vultoso donativo aos flagelados de Ororubá, devido à grande seca e com donativos governamentais e populares foi possível sua conclusão e a inauguração se deu em 1889. Tem estilo neoclássico.

Construção em alvenaria de tijolo em planta retangular, sua fachada é composta por cinco portas, sendo três da nave principal e dois dos corredores laterais. Na parte superior estão cinco janelas avarandadas. Tem duas torres sineiras onde estão dois relógios. Possui nave única, dois corredores laterais e duas tribunas. Na capela-mor existem colunas dóricas, quatro altares laterais e duas capelas de oração com altares em madeira pintado em branco com douramento, assim como o púlpito.

Encontra-se em meio ao núcleo urbano, em frente à Praça Dom José Lopes.

Horário de visitação, terça a domingo das 8h às 11h, e de 14h ás 17h.

Missas: quartas às 10h, E 19h, quinta às 19h. Adoração ao Santíssimo Sacramento, sexta às 19h, sábado às 19h30mim e domingo às 7h30mim e 19h30mim.

 

Localização: Praça Dom José Antônio de Oliveira Lopes, Centro.

Esta igreja foi a 3ª a ser construída em Pesqueira e faz parte do Convento de São Francisco e tem estilo neogótico. A primeira pedra do convento foi assentada em 1902 e em 02 de fevereiro de 1905 foi realizada sua inauguração. Em fevereiro do ano seguinte, iniciaram-se as obras da Igreja a qual foi inaugurada em 8 de dezembro do mesmo ano. Seu acesso é feito por uma grande escadaria. Sua fachada é composta por 3 portas e 3 janelas. Tem a torre sineira localizada no centro da entrada sobre o frontão na qual existe um relógio que foi lá colocado em 1925. Todos os vãos têm no alto, arcos ogivais com nervuras em massa. Seu interior tem 3 naves e coro, cuja escada é em madeira, com formato de caracol. No local onde se encontra a pia batismal, há uma proteção com portões em madeira de jacarandá toda trabalhada. Os altares laterais, também em jacarandá, sofreram influência gótica alemã.

A capela-mor possui 9 cadeirais e belíssimos vitrais, com a imagem da Virgem. No altar-mor a imagem de Nossa Senhora, ladeada por santos. Está situada em meio ao núcleo urbano, numa elevação de onde se avista a Serra do Ororubá.

Horário de missas: segunda à sexta às 6h. – sábado às 6h. e 19h. – terça às 6h. e 19h. – domingo às 6h., 8h. e 19h. No dia 13 de cada mês às 12h. Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Localização: Av. Cel. Carlos de Brito, S/N, Centro.

Construída em 1692, pelos jesuítas, para a catequese dos índios Xucurus que ali habitavam, segundo decreto do Marquês de Pombal. Foi erguida com a ajuda dos índios

Xucurus. A igreja atual foi construída em 1825, em calçada alta, alvenaria de tijolos tendo uma rampa de acesso até o adro com muro baixo vazado nas laterais. De cada lado do adro, pequena escada para calçada. Possui frontispício retangular e frontão triangular, encimado por uma cruz, com apenas uma torre sineira, tendo pináculos em cada extremidade. Acima da torre, belíssimo campanário. O telhado dos fundos apresenta-se em beiral. A torre localiza-se no centro da fachada, que é composta por 3 portas quadradas, em madeira, tendo em cima arco pleno. Tem nave única e o acesso à capela-mor é feito por um arco em cimento. O altar mor é grandioso, todo em madeira nas cores branco e dourado.

No nicho principal a imagem de Nossa Senhora das Montanhas, de pequeno porte, em madeira, que foi encontrada pelos índios Xucurus, no mato em cima de um tronco de Caraibeira. Ela é protegida por redoma de vidro. Dois altares laterais com a imagem de São José e Nossa Senhora da Conceição. No altar de São José, existe um anjo de coleta, o qual balança a cabeça em agradecimento, quando lá são depositadas moedas. Em 1876 Pe. Joaquim Arcoverde Cavalcanti, (Cardeal Arcoverde), natural de Cimbres, celebrou sua primeira missa, mais tarde veio a se tornar o primeiro Cardeal da América Latina. Foi a primeira paróquia do sertão de Pernambuco, e a atual igreja foi construída em 1825.

Encontra-se em estado bom de preservação.

Localização: Rua Cardeal Arcoverde, S/N, Distrito de Cimbres.

Sítio localizado aos pés da Serra do Guarda, onde em 6 de agosto de 1936, Nossa Senhora das Graças apareceu diante de duas meninas, Maria da Luz Teixeira e Maria da Conceição. O santuário foi mandado construir por Artur Teixeira de Carvalho, pai de uma delas. Quando ocorreu a notícia de que a Santa havia aparecido, foi chamado o padre do local, padre José Kherle, um alemão. Ele foi até o sítio, juntamente com as duas meninas e lá formulou perguntas à Virgem, em alemão e as meninas respondiam fluentemente, sem nunca terem aprendido este idioma. A partir daí, começaram as romarias ao local.Para se chegar ao local exato da aparição de Nossa Senhora, existe uma escadaria com 358 degraus, intercalados por rampas de cimento. Em intervalos na escadaria, existem as praças dos Mistérios Gasosos, dos Mistérios Dolorosos e dos Mistérios Gloriosos, todas com pedestais contendo quadros em azulejos pintados, retratando a vida de Maria. O Sítio Guarda conta com uma pequena capela.

O mês mais visitado é o de agosto. Encontra-se em bom estado de conservação e uso.

Localização: Sítio do Guarda – Vila Real de Cimbres.

Contato

Praça Comendador José Didier, s/n – Centro
CEP – 55.200-000 – Pesqueira/PE
Telefone: (87) 3835-8700
E-mail: ouvidoria@pesqueira.pe.gov.br
Expediente: De segunda à sexta, das 07h às 17h

Todos direitos reservados e feito com  ❤️ pela Indexa Tecnologia

Skip to content