

A Associação da Graça ao lado da Prefeitura Municipal de Pesqueira e através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-DIPER) pleiteou uma série de atividades de formação, gestão e produção de uma grande potencialidade econômica e cultural da nossa querida Pesqueira: A Renda Renascença. A partir de um edital do Governo do Estado, que identifica atividades relevantes e de destaque no interior, a Associação da Graça teve um projeto contemplado e estabeleceu uma parceria muito importante com a atual gestão da Prefeitura Municipal para ampliar e fortalecer ainda mais essa conquista.
Um dos pontos mais importantes do projeto, destacado principalmente pelo Secretário de Turismo e Cultura Guilherme Araújo e pelo Diretor de Desenvolvimento Econômico Flávio Eduardo de Pesqueira, é a possibilidade de fazer com que grande parte da produção local seja escoada de forma direta e chegue ao destino, sem a interferência de possíveis “atravessadores” que eventualmente atrapalhasse o lucro dos pequenos produtores do nosso município. A implementação deste projeto representa uma maior valorização da produção e do produtor local, fazendo não só com que a Renascença seja mais valorizada, mas que também quem verdadeiramente produz seja ainda mais reconhecido.
É importante destacar que esta é a primeira vez que a Renda Renascença ilustra como um dos importantes setores de Arranjo Produtivos Locais e a partir de agora, com o projeto em andamento, a Associação beneficiada pode avançar com Capacitação Especializada em Moda, Desenvolvimento de Coleção, Marketing Profissional, Consultoria em Gestão e Vendas. A AD-DIPER irá custear 90% das despesas e a Prefeitura de Pesqueira com a contrapartida de 10% restantes. Segundo a fala do Secretário Guilherme a ideia é “fazer com que as pequenas rendeiras possam competir de igual para igual com os grandes produtores e ganhem uma parcela nesse mercado milionário” – destaca.
A Renda Renascença além de fazer parte da cultura de nossa cidade, ser reconhecida no mundo inteiro, é também parte fundamental do cotidiano e da economia do povo. A nossa gestão está empenhada em fazer com que não só os grandes empresários possam lucrar com essa riqueza, mas também o pequeno produtor e essa é apenas um dos muitos projetos que estão sendo pensados para valorizar e descentralizar o lucro.