A organização da sociedade civil para efetivar programa sociais, apresentar demandas e discutir possibilidade com o Poder Público é uma ferramenta que não só fortalece os aspectos da democracia participativa, bem como também (retiraria ficou redundante) garante que os interesses do poder executivo e legislativo do município estejam, cada vez mais, em sintonia com os anseios do povo pesqueirense.
Desde o início da gestão, o Prefeito eleito e atual Secretário de Governo Cacique Marcos, vem pautando a importância das pessoas ocuparem o centro das principais decisões que são tomadas no município, fazendo com que cada cidadão ou cidadã sinta-se parte fundamental de uma gestão que representa os interesses de todas as pessoas, sem distinção. Fortalecendo esse contato com a população, ouvindo e recebendo os populares, a Prefeitura Municipal de Pesqueira ratifica o seu compromisso intransigente com o diálogo e com o respeito.
Os demais Secretários, como por exemplo Thiago Torres que comanda a pasta da Educação no município, fez um trabalho de abrir as portas da Secretária para alunos, pais e profissionais da área, além de também visitar cada escola do município, seja na zona rural ou urbana, fazendo com que o corpo burocrático da estrutura de ensino consiga ter uma grande afinidade com os profissionais que executam as ações na ponta.


Plenárias, como por exemplo a da Saúde que acontecerá nesta próxima sexta-feira (22) e que pautará, dentre outras coisas, a importância de uma saúde pública de qualidade, que seja gratuita e universal, estão se tornando eventos cada vez mais frequentes para fazer com que os laços entre o povo e o poder público fiquem cada vez mais apertados. Essa metodologia não é apenas simbólica, não coloca apenas a população como ouvinte ou protagonista, mas também mostra que decisões coletivas, que sejam frutos de um amplo debate, são mais acertadas e concretas.
A Prefeitura Municipal de Pesqueira, através das suas Secretarias e dos seus funcionários estão cada vez mais empenhados em aproximar a população do poder público com atividades, plenárias, reuniões e garantindo com isto uma gestão que preze não só pela democracia representativa, mas principalmente pela democracia participativa.

