A Caminhada dos Terreiros encerrou a programação da Semana da Consciência Negra, no sábado (20), em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura e Fundação de Cultura Zeferino Galvão. A iniciativa teve como objetivo evidenciar a riqueza cultural negra e combater qualquer tipo de preconceito, além de fortalecer à luta pela superação do racismo.
Estiveram presentes ao ato o Prefeito Interino Bal de Mimoso, secretário de Governo Marcos Luidson, secretário de Turismo e Cultura Guilherme Araújo, o de Educação Thiago Torres, a líder da cultura indígena e pesqueirense, Dona Zenilda e vários membros dos terreiros de candomblé da zona rural e urbana do município.
Durante a caminhada, os participantes seguiram pelas principais avenidas ao som do primeiro afoxé da cidade, Iyá Fí Dé Rí Omon. Também houve apresentações do Maculelê do Quilombo Negro do Osso, Boi Maracatu de Arcoverde e uma grande roda de juremeiros.
Ao fim do percurso, em frente à Prefeitura, na Praça da Rosa, foi feita a leitura da Lei Municipal, que institui a Semana Municipal de Consciência Negra no dia 20 de novembro. Devido a pandemia da Covid-19, todos os protocolos de segurança foram seguidos pelos participantes.