E com vocês, os homenageados do Carnaval de Pesqueira 2023: Sérgio Amaral (in memoriam) e Fifi (escolhido por votação popular – 52% dos votos).
Ficamos muito felizes em poder homenagear figuras tão ilustres do nosso carnaval. A história de ambos, você confere agora mesmo.
- Fifi – 2 de Ouro:
As Cambindas é uma manifestação presente em grande parte da memória cultural do povo pesqueirense, e figura como uma expressão genuinamente pernambucana que sempre contribuiu no processo de salvaguarda de uma tradição que perpassa gerações. Atualmente, o grupo está sob a presidência do Sr. José Rozânio Lopes, bisneto do fundador do grupo.
Rozânio é resistência, cuida do grupo como pai e contribui para que a agremiação seja sempre um espetáculo nas ruas por onde desfila. É daqueles diretores que transmitem às gerações presentes e futuras a importância de uma tradição enraizada no cotidiano das cidades, sendo assim, um símbolo de luta e preservação da identidade de um patrimônio no Estado de Pernambuco.
- Sérgio Amaral (in memoriam):
Músico, cantor e compositor. Antônio Sérgio Rodrigues Barbosa, conhecido como Sérgio Amaral era um dos ícones do tradicional bloco carnavalesco “Lira da Tarde”, que tem mais de 80 anos de existência.
Sérgio ocupava o cargo de Diretor de Cultura da cidade de Pesqueira. Também conhecido como Cacique do Frevo, o artista contribuiu de diversas formas para o fortalecimento da cultura da Terra da Graça e da Renda.
O embaixador do frevo e o popular intérprete de Ororubá nasceu para distribuir alegria. Ele foi um personagem multicultural, desde a animação dos carnavais pesqueirenses, na sua atuação política, além de ser atleta, estudando filosofia, atuando nos palcos, compondo músicas inesquecíveis, interpretando clássicos nordestinos, cantando por décadas e promovendo a arte onde fosse.