Durante o mês de abril, a Secretaria de Assistência Social de Pesqueira em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Autismo (COMPEDA), irá realizar entregas de cordões quebra-cabeça.A entrega de cordões de identificação é destinada a pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA).
O objetivo é dar visibilidade à condição, que não é aparente, garantindo empatia da sociedade e prioridade em serviços de utilidade pública.
O acessório consiste em uma faixa estampada com peças de quebra-cabeças coloridas, símbolos de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, e que representam a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo, lembrando que quando todos se unem as peças se encaixam.
“O uso do cordão, é uma forma de apoio e empoderamento para aqueles que vivenciam deficiências invisíveis em seu dia a dia. É uma maneira de assistência ao usuário e seus acompanhantes, para que possam exercer seus direitos garantidos em lei e ter suas necessidades especiais respeitadas.
A entrega está sendo realizada no COMPEDA que fica localizado na sede da Secretaria de Assistência Social (antiga Ford) e é necessário apresentar a Carteira de identificação, e documento com foto do responsável.