O município de Pesqueira, no Agreste, encerrou no último fim de semana os festejos do ciclo junino 2024. Este ano, a cidade trouxe ao São João da Tradição uma proposta de resgaste das comemorações nos bairros. Entre os dias 17 e 30 de junho, na zona rural e urbana, artistas locais divertiram o público, que compareceu em peso aos eventos.
CONCURSO DE QUADRILHAS ESTILIZADAS
No último sábado (29), a Quadra Poliesportiva Geraldo Magela (antigo SESI), recebeu uma sequência vitoriosa de apresentações de quadrilhas estilizadas, que vieram de várias partes do Agreste e Sertão do estado, e espalharam cores e muita alegria. As competidoras abordaram diversos temas, como cultura popular, questões sociais e religiosidade.
A competição foi organizada pela Prefeitura de Pesqueira, através da Secretaria de Turismo e Cultura e Fundação de Cultura Zeferino Galvão, tendo a participação de várias secretarias da gestão municipal. Foram entregues certificados de participação para os participantes e troféus.
RESULTADO:
– 1º LUGAR: JUNINA PORTAL (ARCOVERDE-PE)
TEMA: “Malassombros: cordel das almas bandoleiras”.
– 2º LUGAR: RAÍZES DO NORDESTE (PARANATAMA – PE)
TEMA: “Luto pelo Futuro”.
– 3º LUGAR: SEM LIMITES
TEMA: “Jesus da Gente”.
3ª EDIÇÃO DO MAIOR BEIJU DE ROLO DO MUNDO
O último domingo do mês mais animado do ano foi de muita valorização da cultura, em Pesqueira. Pelo terceiro ano consecutivo, a festa do Maior Beiju de Rolo do Mundo trouxe para a avenida do Prado a valorização da iguaria, que nasceu no Território Xukuru do Ororubá.
O público fez questão de prestigiar o evento, e acompanhou no início da tarde um cortejo que contou com muitas cores e a presença das Cambindas Velhas, Os Cangaceiros, Boi Agreste e Os Bacamarteiros de Comorongo.
Este ano, o trio Pranchão fez sua estreia na Terra da Graça e fez um lindo desfile pelas principais avenidas, levando os shows empolgantes do Samba de Coco Toype do Ororubá, a banda de pífano Jetuns e Jetuins e os cantores Felipe Geração, Silvana Salazar e Fábio Diniz.