Combate ao COVID-19 em Pesqueira é destaque no interior de Pernambuco.

Combate ao COVID-19 em Pesqueira é destaque no interior de Pernambuco.

          Os números que a cidade de Pesqueira está obtendo no enfrentamento ao coronavírus vem se tornando referência não só para Institutos de pesquisa nacionais, mas principalmente enquanto modelo para as cidades da região seguirem. Os números de pessoas que receberam a primeira dose já ultrapassam os 80%, os números de internadas diminuíram significativamente e as campanhas de conscientização para o distanciamento social, higienização e uso de máscaras continuam.

 

          A 10° Conferência Municipal de Saúde em Pesqueira, que aconteceu no dia 22 de outubro e que tinha como tema: “ Em defesa do SUS, através do controle social, fortalecendo as políticas públicas de saúde para além da pandemia” evidenciou o compromisso de continuar fazendo o enfrentamento intransigente a esse vírus que vem destruindo famílias e economias pelo mundo, sendo também, para fortalecer o diálogo com os profissionais e a população, no intuito de ampliar essa atuação exitosa para outras áreas da saúde familiar.

 

          Não por acaso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estabelecem como metodologia de trabalho uma relação íntima com as famílias, fazendo um acompanhamento pedagógico familiar, próximo, e que possibilita uma atuação estruturada a partir de um plano que visa identificar qualquer alteração na qualidade de saúde daquelas pessoas. Levando equipes de saúde frequentemente nas zonas rurais e em bairros mais distantes do município, com isso, foi possível ter um controle da doença que faz com que hoje os números de pessoas infectadas ou internadas estejam baixíssimos.

 

          É importante destacar também que Pesqueira serviu para acolher as demandas de pessoas que, ocasionalmente, precisavam de atendimento e que vinham das cidades vizinhas, compreendendo que muitas das cidades que ficam na região circunvizinha não possuem um suporte físico necessário para atender todas as demandas em um momento tão caótico. Para que isto acontecesse de forma efetiva, o investimento com dinheiro público nas estruturas hospitalares, no corpo de funcionários da saúde e na reestruturação do sistema foram fundamentais.

 

          Outro ponto importante dentro deste processo que coloca Pesqueira entre as cidades com maior número de vacinados, é o fato da sociedade pesqueirense ter entendido a gravidade do problema, se conscientizados e juntos ao poder público, somando esforços foi possível garantir uma grande redução de danos e cada vez mais caminhar no sentido de voltar aos dias normais.

 

          Diante deste cenário, Pesqueira já está vacinando pessoas acima dos 12 anos, a segunda dose está sendo aplicada após os 60 dias exigidos para todas e todos, as doses de reforço também já estão sendo aplicada em profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades graves como imunossuprimido e que estão passando por tratamento de hemodiálise.

 

          A vitória da vida é fruto de muita dedicação de profissionais esforçados, pessoas conscientes e uma gestão que pauta o bem-estar da população em primeiro lugar. A Prefeitura de Pesqueira, através das suas Secretárias, continuará avançando no que se refere a um amplo esquema de vacinação, testagem em massa, conscientização e diálogo para fortalecer cada vez mais essas conquistas.

Mais Posts

Núcleo de Idiomas (NIPE) municipal

Com aulas de inglês voltadas especialmente para a conversação, nossos alunos desenvolvem habilidades práticas e se preparam para um futuro globalizado. O Núcleo de Idiomas

Contato

Praça Comendador José Didier, s/n – Centro
CEP – 55.200-000 – Pesqueira/PE
Telefone: (87) 3835-8700
E-mail: ouvidoria@pesqueira.pe.gov.br
Expediente: De segunda à sexta, das 07h às 17h

Todos direitos reservados e feito com  ❤️ pela Indexa Tecnologia

Skip to content