A Prefeitura de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco através da Fundação de Cultura Zeferino Galvão promoveu nesta sexta-feira (29), no auditório do Seminário São José, um encontro com alguns representantes dos terreiros de candomblé do município, para debater temas que refletem no cotidiano dos adeptos dessas religiões de matrizes africanas.
A iniciativa tem o objetivo de desenvolver políticas de enfrentamento ao racismo e a integração da comunidade em programações e atividades da sociedade pesqueirense.
Durante a reunião, houve debate sobre o candomblé, a umbamba e a jurema. Também foram coletadas informações para o desenvolvimento da programação em alusão a Semana da Consciência Negra, que acontecerá em novembro.
Estiveram presentes no encontro, o bispo diocesano Dom José Ferreira Salles, secretário de Governo Marcos Luidson, Coordenador Colegiado da Cáritas Diocesana de Pesqueira Itamar de Carvalho e a presidente da Fundação de Cultura Zeferino Galvão Socorro Marinho.
Atualmente, a cidade tem pelo menos 29 terreiros. São mais de 3000 adeptos distribuídos entre a zona rural e urbana, segundo levantamento feito pela Tenda da Jurema Sagrada.