Nota de Esclarecimento: Atendimento na UPA 24h

Nota de Esclarecimento: Atendimento na UPA 24h

A respeito das notícias recentes que circulam sobre a falta de médicos na UPA 24h nos dias 29 de maio e 01 de junho, gostaríamos de esclarecer os fatos e apresentar informações precisas para evitar quaisquer equívocos.

No dia 29 de maio, a UPA 24h manteve sua equipe médica durante o plantão. Ao longo desse período, foram realizados 143 atendimentos de adultos e 52 atendimentos pediátricos. No entanto, devido a transferências necessárias de pacientes para outras cidades, o atendimento precisou ser restrito APENAS para casos graves em determinado momento do dia.
É importante salientar que a restrição do plantão ocorre para garantir a qualidade e agilidade no atendimento dos pacientes de maior gravidade, que necessitam de atendimento médico imediato.
A transferência de pacientes para outra cidade ocorre sempre que o paciente necessita de UTI, intervenção cirúrgica e/ou atendimento de urgência com especialista e em algumas situações a depender da condição clínica do paciente, necessita de acompanhamento médico durante o percurso.

No dia 01 de junho, a UPA 24h novamente contou com a presença de médicos durante as 24h. Vale ressaltar ainda, que contamos com quatro médicos em todos os plantões.
Nesta data foram registrados 93 atendimentos de adultos e 40 atendimentos de pediatria. Sendo necessário restringir o plantão no período das 18h até as 20h30min pois três, dos nossos quatro médicos plantonistas estavam em transferências com pacientes graves.

Ainda durante o período de restrição do plantão, foram realizados atendimentos de adultos e crianças que necessitavam de atendimento imediato. Apenas no turno da noite tivemos um total de 48 atendimentos médicos.
Essas medidas são adotadas para gerenciar o fluxo de pacientes e priorizar aqueles que necessitavam de cuidados imediatos.

Ressaltamos ainda que nenhum paciente sai da unidade sem passar na classificação de risco, visto que após a ficha de atendimento realizada na recepção, os sinais vitais são verificados e a escuta detalhada dos sinais e sintomas, dados os quais são primordiais para definir o risco e o tempo aproximado de espera do paciente na unidade para atendimento.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a qualidade da assistência de saúde de ofertada aos nossos munícipes. A UPA 24h conta com uma equipe capacitada e empenhada em oferecer atendimento adequado a todos os pacientes.

Pedimos a todos que verifiquem as fontes das informações antes de compartilhá-las, a fim de evitar a disseminação de notícias falsas que possam gerar confusão e alarmismo. A PMP possui canais oficiais para reclamações e esclarecimentos, como a Ouvidoria Municipal, e reafirmamos nosso compromisso em atender às necessidades de saúde da nossa comunidade.

Atenciosamente,

Prefeitura Municipal de Pesqueira.

Mais Posts

Contato

Praça Comendador José Didier, s/n – Centro
CEP – 55.200-000 – Pesqueira/PE
Telefone: (87) 3835-8700
E-mail: ouvidoria@pesqueira.pe.gov.br
Expediente: De segunda à sexta, das 07h às 17h

Todos direitos reservados e feito com  ❤️ pela Indexa Tecnologia

Skip to content