
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O assunto é necessário pelo fato do nosso país ocupa a oitava posição mundial em número de suicídios no mundo e o poder público para além da compreensão de atuar com sensibilidade e responsabilidade neste tema, também precisa desenvolver atividades significativas para não só sublinhar a importância de tratar deste tema, bem como ter uma equipe de saúde responsável, valorizada e preparada para atuar ao lado do povo.
A atual gestão em Pesqueira fortaleceu os espaços estruturais de acolhimento da cidade como o CAPS II, a Coordenadoria da Mulher, o Centro de Especialização Dr. Luiz Gonzaga, antigo PAN, o CTA/SAE, Centro de Testagem e Aconselhamento e todas as UBS do município para receber as pessoas, contudo não apenas isso, também compreendeu a necessidade, pela dinâmica das novas maneiras das pessoas se relacionarem, de criar outras formas de atuação na sociedade. O Projeto Terapia na Praça é um exemplo de algo novo, dinâmico e que vai nas ruas encontrar e conversar com as pessoas, desenvolvendo uma nova metodologia de relação humana, muito mais natural e espontânea, permitindo um resultado concreto e eficiente.
É interessante destacar que não só a campanha massiva sobre o Setembro Amarelo que aconteceu nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Pesqueira mostrou o comprometimento com esta pauta no que se refere a conscientização das pessoas, como também mostrou com ações concretas que foram desenvolvidas e pensadas a partir de um corpo de profissionais dedicados que merecem todo a nossa admiração. Garantindo o respeito da vida humana em primeiro lugar, desenvolvendo mecanismos de prevenção e cuidado, ampliando o diálogo e pensando nas pessoas em primeiro lugar, vamos construir uma cidade com a população mais saudável e pronta para enfrentar o dia a dia.