O espaço público pertence a todos e precisa ser respeitado e cuidado para que todos possam usufruir de seus benefícios. Organizar o comércio ambulante e garantir que as ruas estejam livres é um compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos. Com mais espaço para circular, maior segurança e um ambiente urbano mais acolhedor, todos saem ganhando. Isso também valoriza o próprio comerciante, que poderá vender seus produtos de maneira mais estruturada e ter melhores oportunidades de crescimento. Quando cuidamos das nossas ruas, cuidamos do nosso futuro.
A Prefeitura de Pesqueira, em atenção à recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), deu início à implementação do programa “Pesqueira em Movimento”, que visa a desobstrução das vias públicas e a relocação de ambulantes para espaços apropriados. A iniciativa está de acordo com o documento emitido pela 1ª Promotoria de Justiça de Pesqueira, que aponta a necessidade de garantir a acessibilidade, a segurança e a mobilidade urbana para todos os cidadãos.
Cronograma de Ações:
12 a 19 de outubro: Ações educativas, com divulgação nas mídias locais (rádio, carro de som e redes sociais) para conscientização sobre a importância da desobstrução das ruas e da relocação para o novo espaço.
21 e 22 de outubro: Notificação formal aos ambulantes para desocupação das áreas públicas e realocação no espaço apropriado.
Até 28 de outubro: Prazo para que os ambulantes se realoquem de forma voluntária.
31 de outubro: Dia D da ação de desobstrução das vias, com apoio das Polícias Militar e Civil.